A cultura da Croácia tem raízes bem antigas: os croatas vêm habitando a região há treze séculos, mas há reminiscências de períodos ainda mais antigos bem preservadas no país.
Algumas destas reminiscências antigas são:
- Ossos de 100 mil anos de idade de um homem de Neandertal achados próximos a Krapina (localidade de Krapina-Zagorje)
- Escavações do Neolítico na localidade de Ščitarjevo, próxima à capital do país, Zagreb, e também em Sopot (próximo a Vinkovci), Vučedol (próxima a Vukovar), em Nakovanj (situada na península Pelješac) e outros lugares
- marcas de habitação na ilha de Vis deixadas pelos gregos antigos (a rainha Teuta de Issa)
- várias construções e ruínas do Império Romano, incluindo muitas cidades romanas na costa da Dalmácia, destacando-se o aqueduto de Salona, o palácio do imperador Diocleciano em Split, ou a Basílica de Eufrásio, em Poreč
O início da Idade Média trouxe uma grande migração de eslavos, e este período provavelmente foi uma idade das trevas do ponto de vista cultural, até a formação dos estados eslavos que coexistiram com as cidades italianas que dominavam a costa, todas seguiam o modelo de Veneza.
O Clima!
Em Zagreb o verão é quente e chuvoso, enquanto que os invernos são frios, a neve é comum a partir de dezembro a março, o nevoeiro está presente no outono, os meses entre maio e novembro são os mais chuvosos, a precipitação média anual é 850 milímetros.
A Croácia encontra-se rodeada por importantes cadeias montanhosas, fato que atenua bastante, uma vez que esta situação a protege dos frios Invernos da Europa Central. A temperatura média em Zagreb, capital da Croácia, é de 27 graus Celsius no Verão, enquanto que no Inverno costuma situar-se 3 a 4 graus acima de zero.
Esse é o fim de mais uma postagem, e na próxima estaremos deixando os melhores pontos turísticos para vocês!
Abraço, Carlos e Otávio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário