Muitas pessoas quando pensam em viajar, pensam no Caribe, Havaí, Itália, Austrália, em resumo, os países mais conhecidos. Mas porque não se arriscar e visitar um país pequeno, com grandes coisas para mostrar. Senhoras e Senhores, eu lhes apresento, CROÁCIA!
Situada no continente europeu, a Croácia faz limite ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo Mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
No ano 925 o então Duque Tomislav foi coroado Rei dos Croatas, criando-se o reino que compreendia as terras desde o Rio Drava até o Mar Adriático. Este reinado durou até o final do século XI quando faleceu o último dos reis croatas, que passaram a ser governados por reis húngaros.
Em 1992, o país foi reconhecido como independente. Em 1995, numa exitosa operação militar, a Croácia recupera, sem nenhuma ajuda externa, praticamente todos os seus territórios ocupados pelos sérvios, no que foi a primeira derrota do até então temível e invencível exército jugoslavo (JNA). Em 1998, sob forte pressão internacional, a Jugoslávia devolve o último território croata ocupado, a Eslavônia oriental.
Hoje a Croácia detém uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas e a segunda maior de toda a região dos Bálcãs, atrás apenas da Grécia.
Enfim, um pouco de história, pois seria muita vergonha você chegar lá sem saber absolutamente nada.
Até a próxima!
Enfim, um pouco de história, pois seria muita vergonha você chegar lá sem saber absolutamente nada.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário