Pois é, e nossas férias foram muito curtas mesmo, a mulher do Carlos estava grávida e quando estávamos lá ela ia ganhar o bebê, então voltamos o mais rápido possível.
Acredito que você está pensando, e hotéis, e restaurantes? Sinceramente, a Croácia tem muitos estilos e variedades, e eu realmente não saberia quais publicar.
Deixo aqui o site para informações turísticas, incluindo hotéis e restaurantes, qualquer dúvida, contate-nos.
Abraço, Otávio e Carlos.
Blog criado com o intuito de demonstrar porque a Croácia é um ótimo lugar para se viver e/ou visitar!
Postagens Populares
-
É isso ai gurizada, aqui vou deixar os melhores pontos turísticos (que visitei) e se você se interessar deixarei um link no final da postage...
-
Muitas pessoas quando pensam em viajar, pensam no Caribe, Havaí, Itália, Austrália, em resumo, os países mais conhecidos. Mas porque não se ...
-
Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem semel...
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Pontos Turísticos
É isso ai gurizada, aqui vou deixar os melhores pontos turísticos (que visitei) e se você se interessar deixarei um link no final da postagem com uma lista de todos. Vamos lá.
Não há dúvida de que Plitvice é um dos lugares mais surpreendentes de toda a Croácia. Saltam à vista os indescritíveis tons de azul das águas que correm calmamente, a encantadora sequência de cascatas e lagos circulares, ao longo de um vale escarpado e verdejante, adornado por passadiços de madeira que tornam a caminhada prazenteira. Tudo parece tão perfeito que é como se as lagoas tivessem sido ali colocadas por mão humana, harmoniosamente, de forma irrepreensível.
Uma visita ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um passeio absolutamente recomendável. Seja feito num dia a partir da capital Zagreb, seja uma paragem a caminho de Split - a segunda maior urbe da Croácia - ou Zadar, na costa do mar Adriático. Para conhecer Plitvice, demora-se cerca de quatro horas a visitar a totalidade do parque, ou mesmo mais, se parar frequentemente ou se, por azar, o dia for de grande enchente de turistas.
Sim, é verdade, já há grandes enchentes de turistas na Croácia. Mas, ainda assim, o país parece ter capacidade para gerir essa popularidade. Ainda bem. Em todo o caso, pelo sim pelo não, faça as malas e parta em direcção a este recanto dos Balcãs o mais cedo possível. A Croácia merece.
Zagreb
Zagreb pode não ser a mais bela cidade europeia, mas a capital da Croácia não deixa, por isso, de merecer atenta visita. Tal como os Lagos Plitvice, esses sim, autênticas maravilhas com que a Natureza brindou o país, a meio caminho entre Zagreb e a costa do Adriático. Uma viagem a dois locais distintos, numa espécie de introdução à diversidade da Croácia, porta de entrada nos Balcãs.
(Narração da viagem feita por mim e por Carlos)
Ao primeiro impacto, a capital croata não parece a mais esbelta das capitais europeias, mas há que procurar esses encantos, caminhar por ruelas secundárias, deixar-se perder. Fui à procura de recantos citadinos onde o quotidiano local mereça um olhar interessado do viajante e, verdade seja dita, há muitos locais de interesse na cidade. A praça central, Jelacica, por exemplo, é ponto distribuidor dos transeuntes pelas diferentes zonas de Zagreb, como as imperdíveis ruas empedradas dos bairros medievais de Kaptol e Gradec, nomes das vilas adjacentes que haveriam de dar origem a Zagreb.
Não muito longe, o edifício do Teatro Nacional da Croácia chama a atenção pela sua imponência e pelo colorido da fachada. A Catedral de São Marcos, no centro do bairro Gradec, permite apreciar obras do mais famoso escultor croata dos tempos modernos, Ivan Mestrovic. A rua pedonal de Tkalciceva, pejada de agradáveis cafés que se transformam em bares dançantes por volta da hora de jantar, é um bom refúgio para quando os pés pedem descanso, o corpo pede uma bebida refrescante ou a mente solicita uma conversa com os amáveis croatas. Vale bem a pena parar num desses cafés e apreciar, sem pressas, o quotidiano da capital.
Prossigo. A uma escadaria de distância da praça Jelacica, uma passagem pelo mercado de vegetais de Dolac permite interagir com as sempre extrovertidas vendedoras e conhecer os hábitos alimentares croatas. A gastronomia é, aliás, um dos grandes prazeres de viajar pelo mundo e experimentar um pouco da gastronomia local quando se está num novo país é algo que tenho por imprescindível. Os sabores de um povo fazem parte da sua cultura, dos seus costumes, e para conhecê-los nada melhor do que pedir sugestões a quem lá mora. Foi assim que o restaurante Boban me foi entusiasticamente recomendado por uma croata de meia-idade. Ora, o curioso na recomendação é que o restaurante não serve comida tradicional croata, mas sim italiana. Uma evidência - mais uma - da influência do exterior nesta nova fase da vida da Croácia.
Ventos de Roma sopram na Croácia, aliás, em vários outros aspectos. Na religião, por exemplo. Após um longo período de proibição, o catolicismo parece readquirir enorme força entre o povo croata, numa espécie de grito de independência ante o passado opressor.
EM VIAGEM PELOS LAGOS PLITVICE
Ao terceiro dia em Zagreb decido sair da cidade. O apelo de conhecer o belíssimo Parque Nacional dos Lagos Plitvice impeliu-me à central de camionagem, onde apanhei um autocarro madrugador rumo a Plitvice. Fiquei deslumbrado. Em todo o mundo recordo-me apenas de um lugar que se assemelhe visualmente a Plitvice e isso foi do outro lado do globo terrestre: no Parque Natural de Jiuzhaighou, localizado na província chinesa de Sichuan e também ele classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.Não há dúvida de que Plitvice é um dos lugares mais surpreendentes de toda a Croácia. Saltam à vista os indescritíveis tons de azul das águas que correm calmamente, a encantadora sequência de cascatas e lagos circulares, ao longo de um vale escarpado e verdejante, adornado por passadiços de madeira que tornam a caminhada prazenteira. Tudo parece tão perfeito que é como se as lagoas tivessem sido ali colocadas por mão humana, harmoniosamente, de forma irrepreensível.
Uma visita ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um passeio absolutamente recomendável. Seja feito num dia a partir da capital Zagreb, seja uma paragem a caminho de Split - a segunda maior urbe da Croácia - ou Zadar, na costa do mar Adriático. Para conhecer Plitvice, demora-se cerca de quatro horas a visitar a totalidade do parque, ou mesmo mais, se parar frequentemente ou se, por azar, o dia for de grande enchente de turistas.
Sim, é verdade, já há grandes enchentes de turistas na Croácia. Mas, ainda assim, o país parece ter capacidade para gerir essa popularidade. Ainda bem. Em todo o caso, pelo sim pelo não, faça as malas e parta em direcção a este recanto dos Balcãs o mais cedo possível. A Croácia merece.
A Cultura e o clima
Com todos esses anos de experiências que temos juntos, já chegamos a conclusão que a cultura e o clima do lugar que você irá visitar é o que você mais precisa saber. O clima é óbvio o porque, mas a cultura faz com que você se sinta em casa quando pára para conversar com as pessoas daquela nação, o que é realmente reconfortante. Fatos históricos então nem se fala, eles vão lhe ajudar a entender o que você vai visitar, e o que pode ser insignificante sem saber nada, se torna maravilhoso quando se tem o conhecimento certo.
O Clima!
A cultura da Croácia tem raízes bem antigas: os croatas vêm habitando a região há treze séculos, mas há reminiscências de períodos ainda mais antigos bem preservadas no país.
Algumas destas reminiscências antigas são:
- Ossos de 100 mil anos de idade de um homem de Neandertal achados próximos a Krapina (localidade de Krapina-Zagorje)
- Escavações do Neolítico na localidade de Ščitarjevo, próxima à capital do país, Zagreb, e também em Sopot (próximo a Vinkovci), Vučedol (próxima a Vukovar), em Nakovanj (situada na península Pelješac) e outros lugares
- marcas de habitação na ilha de Vis deixadas pelos gregos antigos (a rainha Teuta de Issa)
- várias construções e ruínas do Império Romano, incluindo muitas cidades romanas na costa da Dalmácia, destacando-se o aqueduto de Salona, o palácio do imperador Diocleciano em Split, ou a Basílica de Eufrásio, em Poreč
O início da Idade Média trouxe uma grande migração de eslavos, e este período provavelmente foi uma idade das trevas do ponto de vista cultural, até a formação dos estados eslavos que coexistiram com as cidades italianas que dominavam a costa, todas seguiam o modelo de Veneza.
O Clima!
Em Zagreb o verão é quente e chuvoso, enquanto que os invernos são frios, a neve é comum a partir de dezembro a março, o nevoeiro está presente no outono, os meses entre maio e novembro são os mais chuvosos, a precipitação média anual é 850 milímetros.
A Croácia encontra-se rodeada por importantes cadeias montanhosas, fato que atenua bastante, uma vez que esta situação a protege dos frios Invernos da Europa Central. A temperatura média em Zagreb, capital da Croácia, é de 27 graus Celsius no Verão, enquanto que no Inverno costuma situar-se 3 a 4 graus acima de zero.
Esse é o fim de mais uma postagem, e na próxima estaremos deixando os melhores pontos turísticos para vocês!
Abraço, Carlos e Otávio.
A Geografia
Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.
Uma destas ilhas, Palagruža, está mais próxima de Itália (aliás em algumas ocasiões podem-se ver as luzes da costa italiana), que da costa croata.
As principais cidades croatas são Zagreb, Split, Rijeka, Osijek, Dubrovnik e Karlovac.
Principais rios: rio Mura, rio Drava, rio Sava, rio Kupa, rio Korana, rio Cetina e rio Zrmanja.
- Lagos: Omladinsko jezero, Lagos de Plitvice.
- Montes: Monte Učka, Velebit, Viševica.
- Ilhas: Arquipélago das Kornati, Arquipélago de Brijuni.
(Zagreb, Imagem abaixo)
Acho que por hoje é isso pessoal! Até a próxima!
Conhecendo a Croácia
Muitas pessoas quando pensam em viajar, pensam no Caribe, Havaí, Itália, Austrália, em resumo, os países mais conhecidos. Mas porque não se arriscar e visitar um país pequeno, com grandes coisas para mostrar. Senhoras e Senhores, eu lhes apresento, CROÁCIA!
Situada no continente europeu, a Croácia faz limite ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo Mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
No ano 925 o então Duque Tomislav foi coroado Rei dos Croatas, criando-se o reino que compreendia as terras desde o Rio Drava até o Mar Adriático. Este reinado durou até o final do século XI quando faleceu o último dos reis croatas, que passaram a ser governados por reis húngaros.
Em 1992, o país foi reconhecido como independente. Em 1995, numa exitosa operação militar, a Croácia recupera, sem nenhuma ajuda externa, praticamente todos os seus territórios ocupados pelos sérvios, no que foi a primeira derrota do até então temível e invencível exército jugoslavo (JNA). Em 1998, sob forte pressão internacional, a Jugoslávia devolve o último território croata ocupado, a Eslavônia oriental.
Hoje a Croácia detém uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas e a segunda maior de toda a região dos Bálcãs, atrás apenas da Grécia.
Enfim, um pouco de história, pois seria muita vergonha você chegar lá sem saber absolutamente nada.
Até a próxima!
Enfim, um pouco de história, pois seria muita vergonha você chegar lá sem saber absolutamente nada.
Até a próxima!
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Primeira Postagem !
FALA AI LOCÃO!
Negócio é o sguinte, sguido podemos observar blogs com intuito de turismo falando de maneira muito formal, o que pode parecer correto, e de certa forma é, mas torna tudo muito cansativo. Nesse blog procuraremos trazer o que a Croácia tem de melhor, com muita diversão!
Abraço e até a próxima postagem!
Otávio e Carlos.
Negócio é o sguinte, sguido podemos observar blogs com intuito de turismo falando de maneira muito formal, o que pode parecer correto, e de certa forma é, mas torna tudo muito cansativo. Nesse blog procuraremos trazer o que a Croácia tem de melhor, com muita diversão!
Abraço e até a próxima postagem!
Otávio e Carlos.
Assinar:
Postagens (Atom)